- Área: 3500 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Alfredo Arias
Descrição enviada pela equipe de projeto. A biblioteca é construída em um terreno maravilhoso em um limite interno da cidade, no beiral formado pelos cemitérios de San Isidro e Sta. María perto do rio Manzanares. O terreno tem um declive acentuado orientado para norte sem a obstrução de edificações nessa direção, por isso temos uma vista maravilhosa do horizonte de Madrid, a partir do centro histórico para as montanhas.
O lugar é que está tomando as decisões principais sobre a geometria e como é aberto e está conectado ao exterior. Este é um edifício funcional, transparente, a atividade de biblioteca é vista da rua e os leitores podem participar da cidade. Ele tem uma curta paleta de materiais e mostra diretamente como tudo é construído, os caminhos das instalações são sempre vistas. A idéia romântica da biblioteca é representada pela sala de leitura principal bem aberta para a paisagem.
O volume surge a partir de um processo seletivo de um elemento enorme criado a partir da trama e regulamentos urbanos. Três principais cortes criam o esquema funcional e estrutural do edifício e delimitam o átrio interior. Cada corte cria um plano estrutural, aqueles necessitam ser transparentes (vidro) a estrutura de parede é substituída por uma armação de aço. O volume restante é removido fazendo terraços seguindo a inclinação do terreno. A segunda operação corta horizontal o edifício, um grande porão de concreto emergem do terreno e uma grande caixa metálica sobre ele (sala de leitura), o limite urbano interior, na fronteira do distrito de Carabanchel.
Perto do rio Manzanares e levemente elevado, está perto dos cemitérios históricos de San Isidro e Maria Sta, em um terreno de 1600 metros quadrados, numa encosta íngreme (12m) orientada para o norte. A estrada de acesso só é possível a partir da parte inferior. O acesso de pedestres a partir do distrito está no topo, perto do centro do distrito e à maior parte da população local. Regulamentações locais determinaram e criaram limites para o sólido possível da biblioteca.
S tipologia Biblioteca é estritamente definida pela Prefeitura de Madrid (Câmara Municipal): Programa Funcional para uma biblioteca de 2.500 metros quadrados, testado em muitas bibliotecas da cidade.
Princípios de design: flexibilidade, espaços abertos, vistas de dentro para fora, e ajuste para o programa funcional.
A construção e a estrutura são mescladas, de modo que não é possível separar um do outro. A estrutura como um elemento expressivo do edifício, ela literalmente mostra como funciona. A estrutura não representa apenas valores de eficiência e economia: é a arquitetura em si. Instalações são mostradas dentro da biblioteca, que mostra uma construção nua e proporciona um baixo custo de manutenção.
Dentro nós usamos uma curta e industrial paleta de materiais: concreto, vidro, metal e madeira de bambu como um contraponto quente.